diversos
a) a intensidade do peso do corpo.
b) a intensidade da força normal.
c) o módulo da aceleração do corpo.
d) a sua velocidade 3s após a aplicação da força.
e) a distância que ele percorre nesses 3s.
2. Um bloco com massa igual a 50kg encontra-se em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Ele é submetido a duas forças constantes e horizontais, e , cujos módulos são 240N e 440N, respectivamente, conforme a figura abaixo.
Calcular:
a) as intensidades do peso do bloco e da força normal aplicada sobre ele.
b) o módulo da aceleração do bloco.
3. Um corpo de massa 10kg está em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Ele é submetido a uma força constante e inclinada de um ângulo Ө em relação a horizontal, conforme a figura abaixo, de módulo F = 50N. Sendo sen Ө = 0,6 e cos Ө = 0,8 , determinar:
a) a intensidade da força normal.
b) o módulo da aceleração do corpo.
4. Sobre um plano sem atrito, inclinado de 30° em relação a horizontal, é abandonado em repouso um corpo de 4kg conforme indica a figura abaixo.
Calcular:
a) a intensidade da força normal sobre ele.
b) o módulo da aceleração do corpo ao descer o plano.
5. Dois blocos A e B de massas 5kg e 7kg, respectivamente, estão sobre um plano horizontal sem atrito empurrados por uma força , constante e horizontal, de módulo F = 36N, como mostra a figura abaixo.
Determinar:
a) o módulo da aceleração de cada bloco.
b) a intensidade da força que B aplica em A.
c) a intensidade da força que A aplica em B.
6. Dois blocos A e B de massas 5kg e 7kg, respectivamente, estão sobre um plano horizontal sem atrito, ligados por um fio ideal e puxados por uma força constante e horizontal de módulo F = 36N, conforme a figura abaixo.
Calcular:
a) o módulo da