Diversos
Matéria: Filosofia Jurídica
Acadêmico: Felipe
Professor: Dr. Domingos Ferreira
Curso: Direito Turma: x ano “xx”
A IDEIA DE JUSTIÇA EM PLATÃO.
O pensamento platônico é o ponto de partida para uma reflexão sobre a ideia de justiça como igualdade. Para Platão existem dois conceitos de justiça, sendo, justiça como ideia e justiça como virtude. Para Platão, fazer a justiça é melhor que recebe-la, e sofrer a injustiça é melhor que pratica-la. Exprime que o melhor modo de viver é o viver praticando a justiça, correlacionando atos justos com alma sadia. A justiça é uma virtude que fundamenta e fortifica a alma. Segundo Simônides, Platão afirmava a ideia de justiça como dar a cada um o que lhe é devido.
“Dar a cada um o que lhe pertence, o que lhe é adequado, explicita-se na estrutura do Estado Platônico, dividido em planos, segundo as aptidões de cada um de seus participantes, de modo semelhante ao que ocorre com a alma humana, na sua concepção. O que é devido a cada um, o que lhe pertence por natureza é o posto que corresponde às suas aptidões e a função que cada um, por força destas mesmas aptidões, pode desempenhar no Estado”.
Platão concebe a justiça como uma preocupação política que repousa na ideia de igualdade; uma igualdade geométrica, na medida em que garante a cada um o que lhe é devido, segundo suas aptidões. Platão elabora como ideia norteadora do direito e da lei, e a justiça como virtude norteada e denominada pela lei.
A justiça para Platão não é deste mundo, mas se configura como recompensa para aquele que escolhe a vida moral e conforme ao direito.
Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO
Matéria: Filosofia Jurídica
Acadêmico: Felipe Moreno Damasceno Aquino
Professor: Dr. Domingos Ferreira
Curso: Direito Turma: 1º ano “VA”