Show de truman
Ele é a estrela do show… mas não sabe disso. Jim Carrey conquistou a crítica e o público, como o ingênuo Truman Burbank, neste maravilhoso filme do diretor Peter Weir (A Testemunha, Sociedade dos Poetas Mortos), sobre um homem cuja vida é um show contínuo de televisão. Truman nem imagina que sua antiquada cidade é um estúdio gigantesco, dirigido por um visionário produtor/diretor/criador (Ed Harris), nem que as pessoas que vivem e trabalham lá são atores de Hollywood, e que até sua entusiasmada esposa é uma atriz contratada.
Informações Técnicas
Título no Brasil: O Show de Truman - O Show da Vida
Título Original: The Truman Show
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 102 minutos
Ano de Lançamento: 1998
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures
Direção: Peter Weir
RESENHA
Show de Truman:
No filme O Show de Truman, conta-se a história fictícia de Truman Burbank, nascido em um mundo com pessoas, animais e paisagens artificiais. Todos são atores e a cidade onde vive é apenas um cenário do reality show que é transmitido ao vivo para todo o planeta. Até o momento passado no filme, o programa contava com trinta anos de ininterrupta transmissão, que, apesar de alguns incidentes não geraram qualquer questionamento sério do protagonista. Truman foi condicionado a viver até sua morte na cidade de SeaHeaven. Para isso usaram vários mecanismos de reforço ao comportamento de conformidade com a situação que vivia. Mecanismos que iam desde anúncios catastróficos no rádio, em cartazes na agência de turismo e ainda atitudes extremas como o trauma de infância, artificialmente criado, ao perder o pai em um acidente no mar.
O filme abre um leque de possibilidades de reflexões quanto ao modo como somos influenciados pelo ambiente. A mídia, nossos grupos de convívio social e o histórico de experiências que cada um carrega são o que ditam ao homem, em boa parte, o que ele é. Sabe até onde o homem tem controle sobre a construção do seu