Diversos
1. O que é crescimento econômico e como a taxa de crescimento econômico é medida?
Resposta: O crescimento econômico é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar duma nação, como os níveis de Educação, Saúde, entre outros indicadores de bem-estar. A forma mais conhecida e tradicional de se medir o crescimento econômico de um país, é medir o crescimento do PIB. Quando se pretende fazer comparações internacionais, o método mais eficaz é o método da paridade do poder de compra. Outros métodos que utilizam a taxa de câmbio geralmente sofrem enviesamentos devido à especulação do mercado cambial ou políticas cambiais. Além disso, a taxa de câmbio não têm em conta os produtos não transaccionaveis internacionalmente, como os serviços (barbeiro, alimentação, hotéis, saúde, etc.)
2. Quais são os principais custos do desemprego e o que o torna um problema sério?
Resposta: A inflação aumentou, o crescimento econômico desacelerou e, em alguns países, o desemprego se tornou persistentemente alto. As causas desses fatos são complexas e apontam para uma conclusão inevitável: os problemas de longo prazo da inflação, do lento crescimento e do desemprego persistente e os problemas de curto prazo da depressão e das oscilações econômicas se sobrepõem, e o exame conjunto desses dois tipos de problemas é mais útil do que o estudo isolado de cada um deles. Assim, apesar de a macroeconomia ter renascido durante a Grande Depressão, ela acabou retornando à sua tradição antiga. Hoje em dia, a macroeconomia é uma área que estuda o crescimento econômico e a inflação no longo prazo, bem como as flutuações dos negócios e o desemprego no curto prazo.
4. Sintetize os objetivos de Política Econômica.
Resposta: São as seguintes as metas de política macroeconômica:
• Alto nível de emprego: Pode-se dizer que a questão do desemprego, a partir dos anos 30, permitiu um aprofundamento da análise macroeconômica.
• Estabilidade de preços: A inflação