Diversos
A sintaxe segundo o dicionário Aurélio:
“[Do gr. Syntaxis, ‘ordem, disposição’, pelo lat. Syntaxe.] S.f. 1.Parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases no entre si e a correta construção gramatical; [...] 2. Livro que expõe esta parte da gramática da gramática. 3. Conjunto de aspectos da sintaxe de uma época ou de um autor: a sintaxe quinhetista; a sintaxe de Eça de Queirós.”
A definição de sintaxe descreve bem a relevância dos termos da oração. Na gramática encontra-se o que se chama termas essenciais, termos integrantes e termos acessórios. Os termos essenciais são considerados aqueles que são indispensáveis. Estes são: o sujeito e o predicado. No caso: O Brasil é um lindo país. O Brasil é o sujeito, pois é o termo da oração a respeito do qual se anunciou algo. Consequentimente o restante: é um lindo país é o predicado desta oração. No caso da seguinte oração: Nevou muito no inverno. De que se está falando? Quem é que nevou? Neste caso o sujeito é colocado para os alunos do ensino médio como sujeito inexistente. E o sujeito, é realmente um termo essencial ou passou a ser integrante?
O sujeito é, de fato, essencial. E a oração citada anteriormente possui sujeito apenas ele não é conhecido, aliás, ele é pode até mesmo ser considerado incognocível, isto é, não se pode conhecer. Por outro lado sabe-se que ele existe, portanto é essencial. É nestes casos que se classifica este sujeito como nulo e não inexistente.
Então, toda oração em período simples ou composto possui sujeito? Sim toda oração possui algo que se está falando mesmo que não consigamos conhecê-lo ou conhecê-la. No caso da frase: Nevou muito no inverno. Toda a frase/oração é o predicado.
Pode-se dizer que o Sujeito Nulo ocorre nos casos já conhecidos de Sujeito Indeterminado, Sujeito Oculto e Sujeito Inexistente que consistem em omitir o sujeito porque não se sabe ou não se quer dizer. O caso no