diversos
■O que é úlcera; ■Como se adquire; ■Quais são os sintomas; ■Como é feito o diagnóstico; ■Como é o tratamento; ■Como prevenir.
O que é úlcera? As úlceras são lesões superficiais que podem ocorrer em qualquer organismo. Todas as pessoas estão predispostas a desenvolverem uma lesão nos tecidos. Entretanto, assim como diversas outras complicações, existem pessoas que se tornam mais vulneráveis ao problema. Estas lesões são espécies de feridas que rompem o epitélio e expõem tecidos mais profundos. Um tipo muito comum de úlcera é, por exemplo, a afta. As úlceras são de diversos tipos e podem acometer uma série de tecidos, as mais conhecidas são as que ocorrem no estômago, no duodeno e no esôfago. A que atinge o duodeno é conhecida por úlcera duodenal. A que atinge o esôfago por úlcera esofágica. Já a que atinge o estômago por úlcera gástrica. Por se tratar do tipo mais frequente de úlcera, neste artigo abordaremos mais profundamente a gástrica, um mal que atrapalha o cotidiano de muitas pessoas.
Como se adquire? O estômago, assim como outros órgãos, possui um tecido que o reveste internamente e o protege. Neste caso, a mucosa serve como uma barreira contra a ação do suco gástrico, extremamente ácido, e caro à digestão dos alimentos. A úlcera é uma ruptura nesta proteção que pode ocorrer por muitos motivos. Os mais frequentes são uso abusivo de medicamentos ou infecções. Genética, estresse e fumo são também fatores que influem no desenvolvimento de um problema do tipo. Em todos os casos o suco gástrico, devido a um dos pontos acima, acaba agredindo a mucosa e gerando uma ferida na região.
Quais são os sintomas? As úlceras