focos de tensão - primavera árabe
01 - (UFRN/2012) O Oriente Médio, foco de conflitos geopolíticos, nacionalistas e religiosos que geram preocupações em diferentes países, é considerado uma das principais áreas estratégicas do mundo
a) por ter o seu território banhado pelos oceanos Pacífico e Índico e por sua importância no mercado mundial, devido ao elevado consumo de carvão mineral.
b) devido à sua localização próxima à China e à Índia e à sua importância econômica como principal produtora de carvão mineral em escala mundial.
c) devido à sua localização entre Ásia, Europa e África e à sua importância econômica como detentora das maiores reservas mundiais de petróleo em terra.
d) por ter o seu território banhado pelo Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho e por sua importância no mercado mundial como principal consumidora de petróleo.
02 - (ESPM RS/2012) Sobre a Arábia, antes de Maomé criar o islamismo, é correto afirmar que:
a) a Caaba já existia e era um templo dualista.
b) a Caaba, antes de Maomé, era um templo monoteísta e os árabes não aceitavam a idolatria.
c) a Caaba guardava uma multiplicidade de ídolos e a Pedra Negra venerada pelos árabes.
d) a Caaba, principal templo do islamismo, só foi edificada após a morte de Maomé por ordem dos califas.
e) a construção da Caaba foi a razão da separação entre sunitas, que a veneram, e xiitas, que não a consideram relevante.
3 - (UEG GO/2011) A complexa geografia política e a grande diversidade cultural do Oriente Médio, palco de conflitos diversos, suscitam um olhar mais atento para os problemas da região. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
a) trata-se de uma área de confluência de três grandes religiões (islamismo, judaísmo e cristianismo), sendo marcada pela disputa do petróleo; além de ser ponto estratégico que liga três continentes, é a região onde vivem os curdos, a maior etnia sem território.
b) os acordos assinados pelos líderes palestinos e israelenses contaram com o