Diversos
Grande parte dos atendimentos em pronto-socorros e centros de intoxicações, trata-se de acidentes ocorridos nos ambientes domésticos com medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas e raticidas, acometendo, muitas vezes, crianças até 12 anos.
Os acidentes domésticos são muito comuns, e mesmo com todo o cuidado alguns objetos e situações apresentam riscos, principalmente para as crianças; às vezes esses acidentes são tão graves que podem levar à morte.
Os pais devem lembrar que para a criança tudo pode ser brinquedo interessante e ela não é capaz de avaliar o perigo. Por isso devem ficar atentos a pequenos objetos como moedas, tampinhas de garrafas, clips, botões até brinquedos que possuam peças pequenas e que se soltam com facilidade e possam causar engasgos e sufocamento.
Além das crianças os acidentes doméstico também afeta em grande parte os idosos A maior parte dos acidentes com idosos acontece dentro de casa, nas escadas, no jardim ou no banheiro. Quanto mais avançada for a idade, maior é a propensão desses acidentes.
Com o passar dos anos, os músculos perdem a elasticidade, os reflexos neurológicos ficam lentos, os ossos ficam mais frágeis, a visão e audição ficam prejudicadas, além dos efeitos de medicamentos e calmantes, como tonturas, alergias, câimbras e desequilíbrios.
Algumas causas mais freqüentes de acidentes são as seguintes:1) uso incorreto de facas de cozinha, causando ferimentos; 2) uso incorreto de produtos inflamáveis, causando queimaduras; 3) quedas dos bancos ou das cadeiras; 4) andar sobre pavimentos molhados, úmidos ou com cera; 5) andar sobre tapetes sem superfície antiderrapante; 6) andar somente de meias ou usar chinelos ou sapatos muito soltos; 7) mobília instável, gavetas abertas; 8) objetos deixados no caminho, principalmente entre o quarto e o banheiro; 9) má iluminação; 10) escadas com degraus de tamanhos diferentes; 11) fios elétricos ou de telefone deixados no chão; 12) soleiras das portas não