Diversos Trabalhos
O trabalho infantil doméstico é um problema difícil de ser combatido porque normalmente é oculto, ocorre dentro de casa, é invisível, pela informalidade entre empregado e empregador, além de inacessível, levando em conta a dificuldade do estado em entrar nas residências para exercer o poder de fiscalização. A lei brasileira não criminaliza especificamente a atividade, portanto é insuficiente para frear quem explora o trabalho dos menores .
Crianças ainda menores vêm sendo forçadas a se prostituirem e sendo também obrigadas a ajudar na realização do tráfico de drogas e dentre outros que as levam as ruas:
Mas ainda não citamos meninas com 12, 13 anos sendo exploradas sexualmente nas ruas, crianças que vendem drogas, menores empurrando carrinho de lixo, com até 200 quilos, enquanto muitos pais estão em casa. E passam, cozinham, em troca de um prato de comida, podendo na maioria das vezes, sofrerem com dores nas costas, inchaço nas pernas, dentre outros problemas graves de saúde .
Como em muitos noticiários, onde acompanhamos casos de exploração infantil, geralmente os maiores índices de exploração infantil acontecem em países subdesenvolvidos, onde o índice de famílias mais pobres são maiores:
Geralmente a exploração do trabalho, ou a exploração da mão-de-obra de crianças e adolescentes, torna-se mais comum em países subdesenvolvidos. Podemos dizer que um exemplo de um desses países é o Brasil, um país em que as regiões mais pobres onde há pouco recurso e até a mínima fiscalização quanto ao caso, este trabalho acaba tornando bastante comum .
CRUZ, Luana. Legislação não é suficiente para