diverso
Fonte retificadora de onda completa
A importância do cálculo em uma fonte retificadora
Este trabalho fala sobre fonte retificadora, suas aplicações e o uso do cálculo para a construção do mesmo.
Existem dois tipos de fonte retificadora:
. Fonte retificadora de meia onda e fonte retificadora de onda completa que é a que vamos estudar.
Os equipamentos básicos que compõem uma fonte retificadora de onda completa são;
Um transformador com alimentação de 127/220 v e saída determinada por quem irá construir a fonte, nesse caso, escolhemos uma saída de 19v,
Quatro diodos
Um capacitor.
O capacitor é um componente usado em quase topo tipo de dispositivo eletrônico. Ele permite armazenar cargas elétricas na forma de um campo eletrostático filtrando a mesma para obter uma cc mais pura e mantê-la durante certo período, mesmo que a alimentação elétrica seja cortada.
O tempo da carga influencia na ondulação, pois, quanto mais tempo o capacitor leva pra descarregar, menor será a tensão nas suas armaduras. Por isso, para uma mesma carga e com capacitor de filtro, os circuitos de onda completa têm menor ondulação.
Os capacitores são usados nas fontes de alimentação, nas placas mãe e em inúmeros outros componentes. A função mais comum é retificar e estabilizar a corrente elétrica, evitando que variações possam danificar qualquer dispositivo.
Além da capacitância, deve-se determinar também a tensão de isolação do capacitor. Essa tensão deve ser sempre superior ao maior valor de tensão de isolação sob a qual o capacitor irá realmente funcionar.
Funcionamento dos blocos
Bloco 1- Transformador - Altera os parâmetros 'tensão e corrente' de entrada AC para outro(s) valor(es) de 'tensão e corrente' de saída AC. Um dado valor de tensão de saída AC podem ser maior, igual ou menor que a tensão de entrada AC.
Bloco 2- Retificação - Retifica os pulsos de saída do transformador, produzindo uma nova saída polarizada,