Diversificações do Currículo na Escola Inclusiva
A inclusão nos dias de hoje esta presente de forma firme nas políticas educacional e social, a inclusão tem como definição ser o princípio da nova organização e estruturação da escola, assegurando que todos alunos tenham os mesmos direitos e oportunidades tanto no ponto de vista da educação quanto frente a sociedade. Englobando assim as formas de lazer, recreação, trabalhos em grupos.
Currículo e sua organização na escola
O currículo é definido como uma ponte entre o que é preciso e o que realmente se encontra nas salas de aula e tornar acessível as oportunidades fazendo com que todos alunos participem da diversas atividades propostas. Os currículos englobam desde a transmissão de conhecimento a formação das próprias conclusões dos alunos, incentivando as pesquisas e formação de conceitos.
Ao pensar em inclusão nas escolas deve-se proporcionar mudanças em seu favor, visando sempre tirar proveito das habilidades de cada aluno com ou sem limitações.
O currículo de educação inclusiva deve ser diferenciado, onde o principio é a formação individual de cada aluno sem diferenças, terminar com os rótulos, como: escola que seleciona quem serve e quem não serve, sociedade que pede por seleção e certificados dos melhores. Percebemos então a necessidade de um currículo comum a todos alunos, envolvendo-os de forma positiva, aceitando o desenvolvimento de todos, substituindo o modelo educacional tradicional por um modelo focado no ensino aprendizagem, as boas práticas devem ser apropriadas para todos alunos para que de forma individual obtenha positividade em seu aprendizado. Tornando-se indispensável o conhecimento e formação prévia do professor para que tenha condições de ensinar da mesma forma aos diferentes alunos com suas restrições e conhecimentos. Cabe a escola o processo da evolução curricular que se adapte a todos de forma igualitária e assim possa atingir o sucesso nos níveis educacionais e socais.