Diversificação na Propriedade Rural
Esse mês iniciará uma série de colunas a respeito de diversificação da propriedade rural. Em meses alternados, falaremos sobre algumas propriedades da região do Caparaó que são diversificadas.
Antes precisamos trabalhar o conceito de diversificação, que pode ser associado à multifuncionalidade, com exercício simultâneo de várias atividades, sendo indispensável à sobrevivência das propriedades rurais, visto que garante a biodiversidade e que gera renda a partir de novas oportunidades de trabalho. Ela pode acontecer pelo maior número de culturas na propriedade como também pela realização de várias etapas de produção de um mesmo produto. A diversificação ainda reduz os riscos e incertezas de uma atividade agrícola apenas, como as referentes ao clima, mercado e pragas que podem acometer uma única produção. Sua adoção pode gerar ganhos econômicos pela redução do custo de produção e pela redução do impacto econômico que pode ocorrer por diversas crises no setor rural.
A primeira das propriedades de que trataremos nesta série é a do senhor Fernando Qualhano de Paula e sua esposa Lucí de Paula, localizada na comunidade Santa Cruz, em Jerônimo Monteiro. A família comercializa produtos como leite, ovos caipira, fubá e o seu carro chefe: a tilápia. A mão de obra é basicamente familiar, onde todos têm sua função bem definida. O casal participa junto da produção, da agregação de valor a partir do processamento dos produtos e de embalagens que atendam as exigências de mercado, do transporte e da comercialização.
A família comercializa ovos para uma rede de comércio regional, e toda quarta-feira embala e rotula para entregar na quinta. Além disso, ela também está inserida no PNAE do município, entregando ovos, fubá e filé de tilápia. O leite é vendido todas as manhãs no carro da família nas ruas no município, podendo o consumidor adquirir o produto ainda fresco. A tilápia e todos os demais produtos também são comercializados na casa da