Fatores que afetam o desempenho econômico das empresas rurais
CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE AGRONOMIA
Fatores que afetam o desempenho econômico das empresas rurais
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
MARÇO DE 2012
Fatores que afetam o desempenho econômico das empresas rurais
Inúmeras são as variáveis que podem condicionar ou afetar o desempenho econômico-financeiro de uma empresa rural, a despeito da região geográfica de exploração e do tipo de atividade desenvolvida. Ao mesmo tempo, vários são os condicionantes dos resultados técnicos e econômicos obtidos pelos empresários rurais, sendo difícil determinar quais são aqueles que contribuem fundamentalmente para caracterizar um bom empresário rural.
Neste contexto, encontram-se alguns elementos ou fatores estratégicos que podem influenciar diretamente a diferenciação entre os resultados econômicos e financeiros obtidos por membros de um grupo de empresários rurais.
Sua eficiência econômica está diretamente subordinada à sua eficiência comercial. Ou seja, vender bem se mostra tão ou mais relevante que produzir bem. Esta comercialização resulta da parceria importante com a sua cooperativa. Destaca-se que a criação de fundos de riscos comerciais na cooperativa assegura ao empresário, plena pontualidade no recebimento dos valores relativos às suas comercializações.
A estratégia de alta diversificação de culturas é uma decisão tomada com critérios técnicos e comerciais, dentro de uma visão das cadeias de produção envolvidas e configuram-se através de inúmeras relações para as várias operações produtivas, em que o empresário deixa de ser autônomo, para fazer parte de uma imensa engrenagem econômica, cujos custos de transação contam igual ou até mais que os custos das operações produtivas e que, neste caso, são amenizados mais uma vez, com a parceira estratégica com a cooperativa.
Entende que quanto mais diversificada suas atividades agrícolas, mais desafios e complexidade terá na sua estrutura