Diversidade
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
DOUGLAS GERALDO COSTA
Diversidade brasileira
MUDANÇAS ETNICO CULTURAIS
Diamantina
2013
Douglas geraldo costa
Diversidade brasileira
MUDANÇAS ETNICO CULTURAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem.
Cidade
Ano de entrega
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta aspectos da diversidade étnico-cultural da sociedade brasileira trazendo uma gama de imagens que demosntram a mistura histórica de três etnias básicas (indígenas, negros e brancos) e como essa mistura é vista na atualidade.
O trabalho parte da ideia de identidade cultural que permeia o pensamento da sociedade pós-moderna, gerando assim uma crise nesse sentido devido às trocas culturais e às migrações em massa do passado com características históricas, culturais e linguísticas.
DESENVOLVIMENTO
A grande diversidade étnico-cultural presente na sociedade brasileira atual é resultado de um processo histórico que parte do etnocentrismo europeu de conquistas e ocupações transformando a conjuntura mundial. Essa fase é denominada históricamente como “grandes navegações”, cronologicamente incluída na Idade Moderna. Durante esse período, os europeus passaram a colonizar a América, a África e a Ásia. Essa colonização trouxe necessidades, como por exemplo o trabalho e isso fez com que os Europeus resolvessem seus problemas buscando mão de obra mais lucrativa em diversos pontos do mundo. Isso causou um intenso fluxo migratório que proporcionou uma imensa mistura étinica- cultural em diversas partes do mundo incluindo o Brasil.
Abaixo, uma imagem que retrata a diversidade cultural inicaila no Brasil Colônia:
[pic]
Figura 1 Índios,