Diversidade
ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ADRIANA
DANIELA
KELLY
VALERIA
NICE
Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
Entregue como requisito para conclusão,
Da disciplina “ Estrutura e Organização da
Educação Brasileira”, sob orientação do
Professor-tutor a distância FERNANDA
OSASCO
2013
UNIVERSIDADE ANHNAGUERA-UNIDERP
Da época do Império até 1823, o ensino brasileiro não recebeu nenhuma lei que que fosse de abrangência nacional. Após 1824 com a sanção da primeira constituição, o art. 179 previa que a educação era gratuita, porém, não estabelecia nenhuma regra para os níveis de ensino.
Desde então, houveram diversos acontecimentos culturais, sociais e históricos que influenciaram as mudanças e as leis foram sendo ajustadas.
A atual LDB abrange diversos processos de formação, não somente aquele que ocorre nas escolas, mas também os que ocorrem na vida familiar, na convivência e manifestações sociais e culturais e nas organizações da sociedade civil.
A educação tem como finalidades o absoluto desenvolvimento do aluno e preparação para exercer a cidadania e sua habilitação para o mercado de trabalho.
Pela Lei 9394/96 a educação escolar compõem-se educação básica ( formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e da educação superior.
Ao falarmos de ensino nos remetemos ao sistema municipal, estadual e federal que embora estruturada fisicamente com cada esfera governamental cuidando de sua parte,com conceitos da LDB bem estabelecidos e conhecidos, ainda não podemos dizer que temos um sistema que realmente funcione.
DA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL
O sistema de ensino do Brasil é composto pelos sistemas municipal, estadual e federal.
Cada esfera governamental cuida de uma parte no qual a União é responsável pela educação superior e entre suas principais atribuições está o plano Nacional de