Diversidade
Atualmente as organizações vivem um momento histórico, pois pertencem ao seu quadro funcional três gerações, a geração Babyboomers, a geração x e a geração y,com valores, visões e características muito diferentes.
Estas gerações estão mudando a cultura organizacional das empresas de maneira positiva e negativa. Tratando se de um contexto em quea gestão da diversidade passa a falar mais alto, não por razões humanas, mas por ser um império dos negócios.
Para uma administração bem sucedida das gerações atuais, é imprescindívelconhecer suas motivações e seus valores, pois determina alguns princípios de visão de vida onde essas gerações trabalham e convivem nas empresas, sendo cada um com seus desejos e contratos psicológicosdiferentes com a organização. A busca por esses valores nas organizações são também as expectativas semelhantes entre todas as gerações.
DESENVOLVIMENTO
Para compreender eaceitar as diferenças de cada geração não significa abrir mão de suas convicções, princípios e valores, ouvir também um ponto de vista diferente não significa que deve concordar com ele, ter um membro decada geração na equipe não significa que você não é um bom líder, ao contrário significa maturidade para lidar com idéias e comportamentos diferentes.
O psicólogo Organizacional DoralícioSiqueira, alerta que o reconhecimento dos profissionais é uma das formas mais eficazes das gerações conviverem com maior sinergia, e afirma que as empresas ainda não encontraram a maneira adequada deconviver com as diferenças de gerações, que são elas as mais atuantes os Babyboomers, geração x e geração y.
1 Geração babyboomers
A geração Babyboomers nascidos entre 1946 e1964são pessoas revolucionarias e com grande disciplina, céticos em relação à autoridade, independentes, transformadores, buscam reorganizar suas organizações, foco em curto prazo, tendem a priorizar o... [continua]