diversidade
" A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo " (Mandela)
1 - INTRODUÇÃO
As lutas por igualdade e respeito às diferenças têm sido constantes em vários setores da sociedade, entre eles, e talvez o mais importante, encontra-se o ambiente escolar, que se apresenta como o lugar da mudança, das faltas diversas, do universo em transformação e de um devir que nos espera cotidianamente. As discriminações de gênero, étnico-racial e por orientação sexual, são dilemas que, para serem resolvidos, precisam ser desnaturalizados e esse processo de desnaturalização passa, necessariamente, pela informação séria que instrumentaliza professores/as e outros setores das unidades de ensino no desenvolvimento de projetos voltados ao respeito da pluralidade ( característica fundamental da escola ) e enfrentamento a todo tipo de preconceito que se apropria das falas e atitudes das pessoas no espaço escolar. Como afirma Mary Garcia Castro, pesquisadora da UNESCO:
"Há que se estimular os professores e professoras para estarem alertas, para o exercício de uma educação por cidadanias e diversidades em cada contato, na sala de aula ou fora dela, em uma brigada vigilante anti-racista, anti-sexista (Anti-homofóbica) e de respeito aos direitos das crianças e jovens, tanto em ser, como em vir a ser; não permitindo a reprodução de piadas que estigmatizam, tratamento pejorativo (...) (CASTRO,2005)" .
2 - JUSTIFICATIVA
Trata-se de uma unidade Escolar de Ensino Fundamental no qual tem como prioridade acolher alunos da Educação básica, séries finais. No corrente do ano, até o momento, tem efetivada a matricula de 1475 ( um mil quatrocentos e setenta e cinco ) alunos que estão distribuídos nos três