Diversidade
QUESTÕES DISSERTATIVAS
1. A denominação “Estrutura e Funcionamento do Ensino” apareceu pela primeira vez na Resolução 2/69. Assim, responda: quais eram os seus objetivos e que condições ela impunha e estabelecia naquele momento?
CONDIÇOES IMPOSTAS:
Muitos estudantes que, entre outros, apontam como maiores problemas a superposição de conteúdos e a falta de definição da função da disciplina. Nesse sentido, as principais acusações feitas por ex-alunos referem-se ao fato de que os programas de Estrutura centram seus conteúdos nos aspectos legais. Cumpre aqui ressaltar que essa crítica, talvez, deva-se à forma como essa disciplina foi concebida em sua origem, no contexto da reforma educacional, pós-golpe militar de 64, na qual seus programas acabaram por enfatizar o estudo da legislação do ensino (Lei 5.692/71) que, foi ensinada, durante muito tempo, de forma acrítica e descontextualizada, como se a lei tivesse o poder de, por si só, gerar a escola que aí está e/ou de transformá-la.Tendo em vista a atitude formalista e acrítica que predomina no desenvolvimento das programações dessa disciplina, a legislação acaba por se transformar numa matéria árida, insípida e aversiva.
Mudanças nas condições econômicas e sociais de escolarização que permitem, inibem ou possibilitam mudanças no processo de ensino e no conteúdo do conhecimento escolar reformas educacionais pós-golpe 64.
O pedagogo tornou-se mais um ‘policial da educação’ do que um homem formado para criar a educação. Os cursos de Licenciaturas, que tinha como "objetivo difundir, junto aos futuros professores, a política educacional que se vinha elaborando nas instâncias governamentais"
2. Quais foram os avanços trazidos com a aprovação da LDB?
Passados 14 anos desde a implantação da nova LDB, nota-se que muito se tem feito para que seus objetivos sejam realmente alcançados, ou seria o inverso a lei teria ficado só no papel, não apresentando resultados plausíveis. Ou seria radical