Conceitos fundamentais - marketing pessoal
Marketing Pessoal – estratégia baseada nos conceitos do marketing para criação e divulgação de uma imagem pessoal positiva. Pode-se entender que quando os conceitos de marketing são aplicados às pessoas, estamos falando de marketing pessoal.
Network – termo em inglês que pode ser traduzido por rede de contatos ou rede de relacionamentos. Refere-se ao conjunto de pessoas com quem você se relaciona, tanto pessoal quanto profissionalmente. Desenvolver e manter uma network ativa significa estar bem informado e ter contatos que facilitem a execução de seus objetivos.
Benchmark – no mundo corporativo o termo é usado para descrever um processo de comparação entre produtos, serviços e práticas gerenciais dos melhores. Esse termo aplicado a marketing pessoal significa tomar outras pessoas como referência de carreira, de postura de comportamento, para melhorar a sua própria imagem e desempenho.
Essência - (Substantivo feminino) aquilo que constitui a natureza das coisas; substância; (Filosofia) o que constitui o cerne de uma pessoa (Ferreira, 2004). A essência é constituída pelas características mais profundas de uma pessoa, aquelas que estão ligadas às crenças e valores pessoais, ao caráter.
Aparência – (Substantivo feminino) aquilo que se mostra à primeira vista, exteriormente; aspecto, ar (Ferreira, 2004). A aparência é constituída pela percepção de características superficiais de uma pessoa, tais como características físicas (estatura, peso) e estilo de vestimenta.
Marca Pessoal – conjunto de características pessoais que diferenciam uma pessoa da outra e que podem ter origem na essência ou na aparência.
Auto Imagem e Imagem pessoal - esses conceitos, embora tenham nomes parecidos, têm significados diferentes, pois a auto-imagem tem como referência a percepção que você tem de si mesmo; enquanto que a imagem pessoal tem como referência a percepção que as outras pessoas têm de você.
Civismo – (Substantivo masculino).