Diversidade tnico Cultural
Diversidade Étnico Cultural
Unidade II - Teorias da Cultura
Atividade de Aprofundamento
As teorias antropológicas da cultura servem de mecanismos que nos auxiliam a compreender os mais diferentes tipos de organização social, ou seja, as mais diversas formas de manifestação cultural do ser humano na sociedade em que vive.
A antropologia, reconhecida hoje como ciência social que tem como objetivo estudar o homem e suas obras teve seu reconhecimento, graças às teorias culturais. Dentre as quais podemos destacar àquelas que foram de vital importância para seu reconhecimento:
O Evolucionismo era o estudo de massa, tinha determinada civilização como estudo generalizado não se preocupando, por exemplo, em estudar povos em menores grupos, para analisar o porquê de suas diferenças.
O Difusionismo procurava entender como determinada cultura havia surgido e de que modo teria ocorrido tal difusão. Tem relevante importância nos dias atuais, pois seu conceito explica como alguns traços culturais são adquiridos ou espalhados, porém, não há como demonstrar de onde teriam surgido tais traços culturais, sendo esse o problema dessa teoria.
Os funcionalistas, por sua vez buscavam explicar não mais toda uma civilização e sim um momento histórico específico, mudando completamente o campo de interpretação da antropologia, até então, mais evolucionista.
O Estruturalismo foi a última das teorias a enfileirar as orientações teóricas, adotando posições próprias de natureza predominantemente subjetivas.
Em resumo, vemos que as teorias culturais servem de escopo para estudiosos da antropologia, terem um norte, uma linha de raciocínio que permita o estudo de nossa origem, nossas obras e de como nascem as características culturais de um povo e em determinada época.