Diversidade Tnico Cultural
A teoria do “Evolucionismo” teve fundamental importância para que a Antropologia fosse reconhecida como ciência, juntamente com o “Difusionismo”, teoria que buscava a explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro. A contribuição do“Funcionalismo”, foi de fundamental importância para a Antropologia e contribuiu significativamente para essa ciência pois, inovou o campo de interpretação antropológica, uma vez que focava não mais as origens históricas do estudo da cultura, mas sim, seu contexto em dado momento com a lógica do sistema focalizado.
Por fim, o “Estruturalismo”, a mais recente escola em orientação teórica em
Antropologia. Ela adotou posições próprias de natureza predominantemente subjetivas.
Essas teorias são ferramentas que são utilizadas pelos antropólogos estudiosos do “Homem e suas obras”, ajudando de forma muito significativa na realização de seus estudos e trabalho.
Se imaginarmos uma comunidade indígena que ainda não teve contato como homem dito “civilizado”, mas, sua cultura é semelhante aos demais povos indígenas conhecidos, podemos aplicar as teorias antropológicas para melhor compreendermos suas manifestações culturais.
Ao aplicarmos as teorias estudadas, teremos os seguintes cenários: Sistemas Adaptativos, onde podemos concluir que esta comunidade indígena possui uma padronização de comportamentos que a permite se adaptar ao modo de vida da floresta, tal como à caça, à pesca e suas crenças religiosas, que geralmente são deuses ligados a elementos da natureza, como por exemplo: o sol. Teorias Idealistas, onde temos o Sistema Cognitivo e o Sistema Estrutural. No Sistema cognitivo podemos dizer que cada