Diversidade No Ambiente Escolar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVImENTO 4 REFERÊNCIAS 10 ANEXOS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo objetiva-se relatar a pesquisa realizada nas escolas e creches municipais de Nova Lima, MG, e no hospital Vila da Serra também localizado nesta cidade. Visa inclusive ampliar a práxis pedagógica acadêmica e oportunizar conhecer as possibilidades de oferta de espaços de ludicidade existentes na cidade. As brinquedotecas proporcionam às crianças um momento de descontração e aprendizagem, também nestes ambientes pudemos investigar e observar o papel do lúdico na aprendizagem, no estímulo a recuperação de crianças hospitalizadas, bem como outras situações importantes no desenvolvimento infantil.
Presenciamos atividades desenvolvidas nas brinquedotecas, por meio de oficinas lúdicas, tais como; contos, teatros, cantigas oficinas de descontração e alegria que favorecem o desenvolvimento cognitivo, social, psíquico e emocional das crianças.
Abordamos a visão da sociedade antiga em relação à infância, e a desvalorização que acontecia naquela época desta fase tão decisiva na formação do ser humano. Procuramos expor a mudança de visão e a consequente valorização da infância. Relatamos a importância da brincadeira que é uma atividade voluntária e consciente, e uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação e os diversos significados da vida, favorecendo assim uma ocasião educativa única para a criança.
Sendo assim é através da brincadeira que as crianças representam o discurso externo e o interiorizam, construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades. Procuramos