A diversidade cultural na percepção dos profissionais atuantes na educação básica
Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional da disciplina Diversidade Educativa, no curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor local: Cristine Conforte Simão
Centro Associado: Cruzeiro
CRUZEIRO
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 A DIVERSIDADE CULTURAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA 05
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR 05
2.2 DIVERSIDADE CULTURAL 05
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS 10 INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda, em seu desenvolvimento, questões relacionadas à diversidade de manifestações culturais existentes na sociedade, principalmente no interior das instituições formais de educação de acordo com a percepção dos profissionais vinculados diretamente à área da Educação Básica e com a literatura existente sobre esse tema.
Tal reflexão se faz necessária para apresentar aos futuros profissionais da educação um dos principais desafios a serem vencidos no ambiente educacional, possibilitando aos mesmos aquisição de conhecimentos teóricos que subsidiarão sua prática. Além disso, Michaliszyn (2008) apresenta a importância de se discutir questões relacionadas à diversidade cultural por todos os profissionais (gestores, supervisores educacionais, orientadores educacionais e educadores) envolvidos no processo de educação formal das crianças e adolescentes em função da grande quantidade de manifestações culturais brasileiras exigir aprendizado constante no que se refere ao respeito às diferenças e ao entendimento de toda riqueza cultural que a diversidade carrega em si própria.
Para realizar tal reflexão foi feita uma entrevista individual contendo seis arguições, sem a utilização de quaisquer recursos para o registro formal das afirmações dos entrevistados, com cinco professores atuantes no Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Cruzeiro – S.P. As