Diversidade cultural
Características da auto-estima
Auto-Estima
Em psicologia, auto-estima inclui a avaliação subjectiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau (Sedikides & Gregg, 2003).
A auto-estima envolve tanto crenças autos significantes (por exemplo, "Eu sou competente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções autos significantes associadas (por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela). Em acréscimo, a auto-estima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade (traço de auto-estima) ou como uma condição psicológica temporária (estado de auto-estima). Finalmente, a auto-estima pode ser específica de uma dimensão particular (por exemplo, "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso") ou de extensão global (por exemplo, "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral"). A auto-estima vai se desenvolvendo diariamente nos primeiros anos de vida das crianças
Auto-estima precisa Já sabemos que a auto estima é um dos fatores mais relevantes para o bem-estar pessoal e uma chave para relacionarmos com o mundo de uma forma satisfatória.
Se nossa tendência é super valorizar as dificuldades ou defeitos sem avaliar as próprias capacidades ou possibilidades, a soma global (a percepção de si mesmo) faz que nos sintamos insatisfeitos. Se esta forma de pensar está generalizada, nossas atuações vão declinar ou atuaremos com temor e haverá mais possibilidades que as falhas se repitam no futuro.
Também podemos ter um pensamento destorcido no sentido contrário, se o que temos é um sentimento exagerado de auto-estima, nos pode criar problemas, o qual ocasionará que não possamos resolver os problemas de forma adequada.
Aceitação de