Diversidade cultural
A diversidade cultural é uma realidade cada vez mais actual. Com a globalização e as migrações, hoje podem conviver num mesmo espaço, pessoas com culturas extremamente diferentes, a multiculturalidade é uma constante, bem como os problemas que, infelizmente daí resultam.
A multiculturalidade deveria ser encarada como uma oportunidade de aperfeiçoamento das sociedades e contacto com novas formas de vida, no entanto, normalmente a intolerância e o racismo, levam á exclusão social e pobreza das minorias étnicas, levando a verdadeiros dramas sociais.
A mediação inter-cultural, recentemente implantada no nosso país, permite pôr em marcha projectos de intervenção social destinados a combater através do relacionamento inter-pessoal, os fenómenos da pobreza e exclusão sociais, contribuindo dessa forma para a promoção da integração e adesão social.
Interculturalismo: O interculturalismo refere-se à interacção entre culturas de uma forma recíproca, favorecendo o seu convívio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo.
A expressão também define um movimento que tem como ponto de partida o respeito pelas outras culturas, superando as falhas de relativismo cultural, ao defender o encontro, em pé de igualdade, entre todas elas.
O interculturalismo propõem-se a promover os seguintes objectivos: Compreender a natureza pluralista da nossa sociedade e do nosso mundo; Promover o diálogo entre as culturas; Compreender a complexidade e riqueza das relações entre diferentes culturas, tanto no plano individual como no comunitário; Colaborar na busca de respostas aos problemas mundiais que se colocam nos âmbitos sociais, económicos, políticos e ecológicos.
Dado que não se pode considerar que qualquer cultura tenha atingido o seu total desenvolvimento, o diálogo entre os povos de diferentes culturas é o meio de possibilitar o enriquecimento mútuo de todas elas. O interculturalismo