Diversidade Cultural
Pensar na diversidade cultural é olhar para a educação e construir significados para tornar visíveis as diferentes culturas. O Brasil ou mesmo o brasileiro tem sua origem em um mescla, não é formado só por negros, tão pouco brancos, não são orientais ou mesmo Portugueses (que colonizaram nosso país), mas da miscigenação de todos estes.
Apesar destas culturas, existe um trabalho para a sua preservação, percebendo as suas contribuições para a formação do nosso povo.
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões. Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Diversidade cultural é um conceito criado para compreender os processos de diferenciação entre as várias culturas que existem ao redor do mundo. As múltiplas culturas formam a chamada identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade.
PLURALIDADE CULTURAL
A pluralidade cultural está relacionada com a multiculturalidade de uma nação, ou seja, quando se encontram reunidos em um mesmo espaço vários tipos de manifestação cultural e tradições diferentes.
A pluralidade cultural de um país é caracterizada pela aceitação da sua diversidade cultural. Em um país monocultural, por exemplo, existem restrições quanto à liberdade de expressão das culturas e tradições, sendo considerado motivo de perseguição.
O Contexto escolar
A reflexão em torno da cultura como construção sócia histórica tem feito parte dos principais debates da educação. O tema ganha notoriedade, também, nos