Diversidade Cultural
O texto a seguir tem por objetivo apresentar conceitos básicos da diversidade em geral, da diversidade histórica, linguística e cultural. No que diz respeito à educação, pretende-se abordar, de forma breve, o histórico que demonstra a construção do processo da inclusão social e suas diversidades.
Em relação à diversidade histórica, serão apontadas as mudanças no decorrer da história da humanidade, sua adaptação nos meios cultural e social.
Quanto à diversidade linguística, a abordagem será no que diz respeito à existência e a convivência de línguas diferentes.
No que abrange à diversidade cultural, trataremos do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico, tentando criar uma sociedade homogênea.
2 DESENVOLVIMENTO
Imagem 1: A diversidade histórica
Fonte: www.educador.brasilescola.com
Há vários, fatores que durante os séculos foram acontecendo e miscigenando a sociedade, formando desde então uma grande diversidade histórica.
Diversidade histórica é um conjunto de características próprias, de costumes, de crenças juntas em um só lugar. A história em nossa sociedade esta presente em nosso cotidiano, o Brasil ocupa um lugar de destaque, já que a mistura de povos é uma característica natural, mas a contribuição de cada raça para a formação da sociedade brasileira é diferente, isto está associado entre negros, índios e brancos, pois foi na chegada dos portugueses que se iniciou esta diversidade. A sociedade brasileira caracteriza-se por uma pluralidade étnica, sendo esta, produto de um processo histórico que inseriu num mesmo cenário três grupos distintos: brancos, índios e negros. Essa mistura favoreceu o surgimento de várias culturas, levando a construção de um país miscigenado, com várias faces, se