Diversidade biocultural: conversas sobre antropologia(s) na amazônia
A bioantropologia ou antropologia biológica é uma divisão da antropologia que estuda o homem tendo como foco sua parte animal. Seu pano de fundo é a diversidade, pois tenta entender como a seleção natural nos faz tão diferente. Ela faz esse estudo baseando-se também nas influências que o ser humano recebe do meio em que vive, no entanto sempre enfatiza a influência que sua parte natural exerce sobre seu comportamento.
Nesse sentido, o objeto de seu estudo é o homem, considerando-se sua origem e evolução desde o surgimento dos primeiros hominídeos até a sua forma atual, sempre se levando em conta que o ser humano está sempre suscetível as influências naturais, assim como qualquer outro animal.
Dessa forma as ferramentas usadas pela bioantropologia são intimamente ligadas à biologia, pois é a partir desse escopo que se encontra características essenciais do homem como um ser animal. Procura-se, por meio desse estudo do ser humano como fruto do meio natural, definir seu lugar na natureza e ao mesmo tempo definir sua característica principal nela.
Caminhando nessa direção, uma das preocupações da bioantropologia é o estudo do homem quanto sua raça e sua diferenciação, nesse aspecto, o que já