DIU
O que é o DIU?
É um dispositivo em forma de “T”, feito de plástico, contendo arame de cobre fino enrolado na sua haste vertical e manguitos de cobre nos seus braços horizontais, que é colocado dentro do útero da mulher para impedir que ocorra uma gravidez.
Tipos de DIU
Os tipos de DIU que existem são:
DIU de cobre ou DIU Multiload, seu nome comercial, que é feito de plástico, mas revestido a cobre ou a cobre e prata;
DIU hormonal ou DIU Mirena, seu nome comercial, que contém um hormônio, o levonorgestrel, que vai sendo liberado no útero após a sua inserção.
DIU de cobre DIU hormonal
Como o DIU funciona?
O DIU impede o encontro dos espermatozóides com o óvulo, porque o cobre afeta os espermatozóides matando-os ou diminuindo sua movimentação dentro do útero, o que impede a fecundação. O DIU hormonal (Mirena) altera o muco cervical e a cavidade uterina, podendo em alguns casos inibir também a ovulação.
A ação é principalmente na cavidade uterina. Acredita-se que o principal mecanismo de ação do DIU é a transformação do ambiente uterino em um ambiente hostil aos espermatozóides, evitando a sua chegada até as trompas ou tendo efeito espermaticida.
Os DIUs não medicados agem principalmente devido a uma reação do organismo ao DIU.
Os DIUs que contém e liberam cobre também provocam uma reação tipo corpo estranho, tendo ação tanto bioquímica quanto inflamatória sobre o endométrio. Os níveis sangüíneos de cobre não são alterados em usuárias de DIU, logo o cobre não é absorvido.
Os DIUs que liberam progestágenos, além da ação tipo corpo estranho no endométrio, causam atrofia e decidualização das glândulas endometriais, tornando o endométrio mais fino (por isto geralmente diminuem a quantidade de sangramento).
Estes DIUS medicados ainda têm ação da progesterona sobre o muco cervical, tornando-o espesso, criando mais uma barreira para os espermatozóides.
Como se usa o DIU?
Para iniciar o uso do DIU é preciso primeiro procurar um serviço de saúde, pois a colocação é