Ditongo e Hiato
Ditongos e hiatos são o encontro de duas vogais, a diferença é que na separação de sílabas o ditongo fica junto (pás - cOA) e o hiato fica separado (jO - E - lho).
Tritongo é a junção de uma semivogal (i ou U) + uma vogal + uma semivogal) que na separação de sílabas ficam juntos (pa - ra - gUAI).
Resumo: ditongo : duas vogais juntas que não se separam.
Hiato: duas vogais juntas que se separam. tritongo: três "vogais" juntas que não se separam.
UMA REGRA BEM FÁCIL PARA MEMORIZAR:
Primeiro, vc tem que ter em mente que HIATO, DITONGO E TRITONGO, é o nome dado à classificação do encontro de vogais numa mesma palavra.
TRItongo = 3 vogais
DI tongo = 2 vogais
Hiato = a 2 vogais tb.
A diferença do hiato e do ditongo é que no hiato as vogais se separam na hora de silabar, já o ditongo, as vogais permanecem juntas.
Até aqui, nenhuma novidade. A regra para memorizar facilmente a diferença do hiato e do ditongo e que a própria palavra HIATO, é um h I - A - to. Viu? Lembrando sempre que a palavra hiato é um hiato, vc nunca esquece das demais regras....
Hiato é o nome que se dá quando dois sons vocálicos adjacentes são pronunciados em sílabas separadas. O hiato diferencia-se do ditongo pelo facto de este último ser constituído por uma vogal e uma semivogal e ser pronunciado num só esforço de voz.
Ditongo é o nome que se dá à combinação de um som vocálico com um som semivocálico emitidos num só esforço de voz. O ditongo diferencia-se do hiato pelo facto de este último ser constituído por duas vogais e ser pronunciado em sílabas diferentes.
Quando a vogal antecede a semivogal denomina-se ditongo decrescente.
Um tritongo é uma sequência formada por uma semivogal, uma vogal e uma semivogal, sempre nessa ordem. Segundo as convenções da língua portuguesa apenas são considerados tritongos estáveis os tritongos cujo primeiro elemento é a semivogal /w/, e quando estão precedidos dos sons /k/ ou