ditadura
A Ditadura no Brasil foi o regime autoritário que começou com o Golpe de 1964, quando as Forças Armadas do Brasil derrubaram o governo do presidente João Goulart, e terminou quando José Sarney assumiu o cargo de presidente.
No meio de tantas revoltas populares, muitos começaram a criar letras de músicas que eram referentes à situação que o país estava passando. A música Trova que se torou um registro histórico musical na época da ditadura. No fim da letra, depois de trocarem muitas ofensas, os cantores lembram que é hora de encerrar a “grossura”, porque “daqui a pouco se ofendemo de filho da ditadura” (como Brizola chamaria Maluf oito anos depois) e “o home pode invocar e fecha a tal da abertura”. O homem era Figueiredo. A abertura seria “lenta e gradual”, aquela prometida pelos ditadores.
O Brasil passava por um momento de tensão interna, em relação aos que eram a favor do comunismo e aos que queriam a forma do capitalismo e democracia. Por plebiscito é decidido pelo presidencialismo e Jango assume com amplos poderes na presidência.
Surge então o AI-5 que fecha o congresso e começa assim as restrições de liberdades individuais, surgindo os crimes políticos. Com a Ditadura e a repressão começam a divulgar que o Brasil estava em