Logística
O processo de distribuição é um dos mais críticos e o que inspira mais atenção, principalmente para os micro e pequenos empreendedores que aspiram um crescimento da sua empresa dentro do mercado.
Há diversas particularidades que retratam a maneira pela qual a maioria das micro e pequenas empresas conduzem seus negócios. Em relação aos aspectos comportamentais do empresário de micro e pequena empresa, há uma tendência ao conservadorismo, individualismo, centralização do poder e uso de improvisação em relação à ação planejada, fugindo do processo de distribuição traçada na inicialização da empresa. No que se refere à estrutura interna organizacional, observa-se certa informalidade nas relações das micro e pequenas empresas, bem como uma administração não profissional e a não utilização ou a utilização inadequada de procedimentos gerenciais. O difícil acesso à informação externa é outra variável presente no contexto das micro e pequenas empresas.
Apesar de as micro e pequenas empresas terem um significativo grau de flexibilidade em suas atividades, visualiza-se que as mesmas apresentam limitações quando se trata de aspectos da área logística. Isto está atrelado ao fato de haver um alto índice de improvisação, falta de profissionalismo e de gerenciamento estratégico. Sendo assim, o gerenciamento logístico é um precioso recurso, o qual pode vir a suprir com as dificuldades encontradas pelas micro e pequenas empresas, a fim de que estas sobrevivam e autodesenvolvam-se, proporcionando, como conseqüência, o crescimento do meio onde estão inseridas, na