ditadura militar
DE
GEOGRAFIA
COLÉGIO SÃO SEBASTIÃO
ALUNA: CAROLINE SANT’IAGO
TURMA:3º SEG. DO TRABALHO
INTRODUÇÃO
O Brasil passou por um período tenebroso na sua história. Os militares tomaram o poder e em nome da democracia implantaram uma ditadura terrível, subjugaram o povo; calaram a imprensa; abusaram do poder; assassinaram. Depois de 21 anos de despotismo, sob pressão do sofrimento de um povo pacífico, entregaram o poder e saíram como se nada tivesse acontecido. Até hoje, remanescentes e simpatizantes daquele cruel regime zombam da cara do pacato povo brasileiro.
DITADURA MILITAR
Em 31 de março de 1964, militares contrários ao governo de João Goulart (PTB) destituíram o então presidente e assumiram o poder por meio de um golpe. O governo comandado pelas Forças Armadas durou 21 anos e implantou um regime ditatorial. A ditadura restringiu o direito do voto, a participação popular e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição.
Na economia, o governo colocou em prática um projeto desenvolvimentista que produziu resultados bastante contraditórios, já que o país ingressou numa fase de industrialização e crescimento econômico acelerados, sem beneficiar a maioria da população, em particular a classe trabalhadora.
Antecedentes do golpe
Os militares golpistas destituíram do poder o presidente João Goulart, que havia assumido a presidência após a inesperada renúncia de Jânio Quadros (PTN), em 1961. Sua posse foi bastante conturbada e só foi aceita pelos militares e pelas elites conservadoras depois da imposição do regime parlamentarista. Essa fórmula política tinha como propósito limitar os poderes presidenciais, subordinando o Executivo ao Legislativo. Goulart, contudo, manobrou politicamente e conseguiu aprovar um plebiscito, cujo resultado restituiu o regime presidencialista.
O presidente, entretanto, continuou a não dispor de uma base de apoio parlamentar que fosse suficiente para aprovar seus projetos de