Ditadura Militar no Brasil
Os militares participaram ativamente da vida política brasileira.
Em 1889 realizaram o movimento que resultou na proclamação da Republica; em 1930 depuseram o presidente Washington Luís e entregaram o poder ao líder civil da revolução, Getúlio Vargas; quinze anos depois afastaram o próprio, mas em nenhuma ocasião assumiram o poder por muito tempo.
O que é a ditadura militar?
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
Vinte e Um Anos de Ditadura Militar
Em 1964 foi diferente.
Apossaram-se do poder e nele permaneceram por um longo período.
A ditadura não ocorreu apenas no Brasil; os militares tomaram o poder da Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile e outros países latino-americanos; mas esses regimes eram anti-comunistas e assim tinham apoio dos Estados Unidos.
Como eram tempos de Guerra Fria os Estados Unidos percebendo o apoio de Cuba a União Soviética não queria perder mais aliados da América do Sul.
A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais.
Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista.
Governo de Castelo Branco
Castelo Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964.
Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo,