Ditados Populares
Ditado popular é uma frase do popular, com um texto mínimo de autor anônimo que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “antes ele do que eu”. E também se usa no nosso dia a dia. Ditado é a expressão que se mantém imutável através dos anos, constituindo uma parte importante de cada cultura.
Ditados Origens e seus significados
Um dos grandes recursos de nossa língua, o ditado popular, muitas vezes, é utilizado pelas pessoas sem que elas sequer saibam a sua origem ou seu verdadeiro significado. E, por esse motivo, suas versões originais vão sendo modificadas e acabam se espalhando e se tornam aceitas pela população.
Separamos aqui, alguns exemplos clássicos de ditados populares que todo mundo conhece, mas poucos sabem o real sentido. Confira.
“Cuspido e escarrado”
Essa expressão, comumente utilizada para comparar pessoas, na verdade, tem outro significado: “esculpido em Carrara” (localidade na Itália, onde existe o mais perfeito mármore). Notaram a grande diferença entre o que a população diz e o original
“Cor de burro quando foge”
Já parou para pensar se o burro muda de cor ao fugir? Pois é, ele não muda. Quem tem de correr do bicho é que certamente fica pálido com o quadrúpede correndo sem rumo, por isso, o correto a se dizer é “corro de burro quando foge”.
"Tapar o sol com a peneira"
Qualquer tentativa de tapar o sol com a peneira é inglória, uma vez que o objeto é permeável à luz. A expressão teria nascido dessa constatação, significando atualmente um esforço mal sucedido para ocultar uma asneira ou negar uma evidência.
"Lágrimas de crocodilo"
O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima. Daí a expressão significar choro fingido.
"Comer com os olhos"
Soberanos da África Ocidental não consentiam testemunhas às suas refeições. Comiam sozinhos. Na Roma Antiga, uma cerimônia