Trabalho AC 28 03 GEOTEC
Engenharia Ambiental e Sanitária
Geotécnia
Avaliação preliminar e amostragem de solo contaminado com voláteis
São Paulo
Março - 2014
Sumário
Introdução 1
Avaliação Preliminar 3
Amostragem de solo contaminado com orgânicos voláteis 6
Equipamentos 8
Conclusão 11
Referências 12
Introdução
A descoberta de áreas contaminadas atualmente, apenas variando o tipo de contaminante e sua concentração no solo, levou simplesmente uma das altas procuras por profissionais da área ambiental a buscarem alternativas de eficiência para recuperar estas áreas.
Para que a descontaminação ou o que é mais conhecido hoje a remediação do solo, há um princípio que é aplicado em qualquer outra área. O planejamento, o problema deve ser muito bem entendido e a tecnologia existente hoje nos ajuda a diagnosticar o problema na área.
Mas conhecer o solo e contaminantes da área não basta, precisa saber quais as ferramentas a serem utilizadas para remediar o solo em um tempo curto, com baixo custo e alta eficiência. Isto tem um caminhão a ser planejado, baseado nos manuais da CETESB, este trabalho tem como objetivo demonstrar o passo a passo de como fazer o planejamento correto para o solo contaminado de voláteis.
Uma área contaminada pode ser definida como área, terreno, local, instalação, edificação ou benfeitoria que contenha quantidades ou concentrações de substâncias químicas, comprovadas por estudos, que causem ou possam causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem a proteger (FEAM, 2008).
Por conseguinte, contaminação é a presença de substâncias químicas ou biológicas no ar, no solo ou na água, decorrentes de atividades antrópicas, em concentrações tais que restrinjam a utilização desse serviço ambiental para os usos atual e/ou futuro, definidas com base em avaliação de risco à saúde humana, assim como aos bens a proteger, em cenário de exposição padronizado ou específico.
Os principais problemas relacionados com as áreas