Distúrbios Causados pelo Calor
RESUMO
DISTÚRBIOS CAUSADOS PELO CALOR
Capítulo 8
QUEIMADURAS
Denomina-se queimaduras toda e qualquer lesão ocasionada no corpo humano pela ação, curta ou prolongada, de temperaturas extremas.
As queimaduras podem ser superficiais ou profundas e classifica de acordo com sua gravidade, medida pela reação entre a extensão da área atingida e o grau da lesão.
A tabela a seguir, refere-se a extensão da área lesada, ajuda o socorrista a avaliar a gravidade de uma queimadura.
Área atingida Extensão
Cabeça 9%
Períneo ou pescoço 1%
Tórax e abdômen 18%
Costa e região lombar 18%
Cada braço 9%
Cada perna 18%
São considerados grandes queimaduras aquelas que atingem mais de 15% do corpo, no caso de adultos, e mais de 10% do corpo de crianças de até 10 anos.
Queimaduras de 1° grau
É mais comum e, de modo geral, deixa a pele avermelhada, além de provocar ardor e ressecamento.
Queimaduras de 2° grau
Mais grave do que a de primeiro grau, essa queimadura é aquela que atinge as camadas um pouco mais profundas da pele. Caracterizados pelo surgimento de bolhas, desprendimento das camadas superficiais da pele, com formação de feridas avermelhadas e muito dolorosas.
Queimadura de 3° grau
É aquela em que todas as camadas da pele são atingidas, podendo ainda alcançar músculos e ossos. Essas queimaduras apresentam-se secas, embranquecidas ou de aspecto carbonizado, fazendo com que a pele se assemelhe ao couro, diferente do que acontece nas queimaduras de primeiro e segundo graus.
Em geral a queimadura de terceiro grau é causada por contato direto com chamas, líquidos inflamáveis ou eletricidade. É grave e apresenta sérios riscos para vitima.
Para se socorrer vitimas de queimaduras seja primeiro, segundo e terceiro graus, deve-se resfriar com agua o local atingido e protege-lo com um pano limpo, enquanto se providencia atendimento médico.
Queimaduras provocadas por substancias químicas
Se a substancia for