Distúrbios Alimentares
São um conjunto de doenças em que o indivíduo preocupa-se tanto com alimentos ou em seu peso que não consegue pensar em outra coisa. Os mais conhecidos são a anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar.
Na adolescência, esses distúrbios aparecem frequentemente, mas pode muito bem desenvolver-se em outras etapas da vida.
Muitas vezes, essas doenças podem passar despercebidas. Andam junto com outras doenças, como a depressão, o abuso de substâncias ou a ansiedade. Seu tratamento envolve psicoterapia, educação nutricional, aconselhamento familiar, hospitalização e uso de medicamentos.
ANOREXIA
(EU SÓ QUERO SER MAGRA. É PEDIR DEMAIS?)
O que é?
Doença de fundo psicológico caracterizada por um transtorno alimentar. A anorexia nervosa pode ser definida como uma recusa sistemática a manter o peso no mínimo normal adequado à idade e altura, adequado ao modo de como o indivíduo vivencia seu peso e sua forma física.
Causas
As causas exatas são desconhecidas. Vários fatores estão envolvidos. Os genes e hormônios podem desempenhar um papel em seu desenvolvimento, além de atitudes sociais que promovem um estereótipo de peso. Tudo isso está relacionado. A ideia de que conflitos familiares contribuem para a anorexia não existe mais. Alguns dos prováveis fatores que influem a anorexia são:
• Busca pela perfeição ou foco exagerado em regras
• Ser muito preocupado ou dar muita atenção ao peso e à forma
• Problemas de alimentação quando bebê ou na primeira infância
• Determinadas ideias sociais ou culturais sobre saúde e beleza
• Autoimagem negativa
• Transtorno de ansiedade quando criança
Quase sempre, a anorexia tem início na adolescência, sendo mais comum em mulheres, mas também sendo observada em alguns homens. É um distúrbio observado principalmente em mulheres caucasianas, com alta escolaridade e com famílias e/ou personalidades focadas em objetivos.
Sintomas
Entre os sintomas físicos, encontram-se:
•