Distúrbio Sono
Os distúrbios do sono são todas as dificuldades relacionadas ao sono, A necessidade e o padrão de sono variam muito de pessoa para pessoa, algumas necessitam de 10 a 12 horas de sono para sentirem-se descansadas, enquanto outras podem necessitar de apenas cinco horas.
1.1 Causas
Fatores Ambientais: Estresse, barulho e horários de sono irregular.
Fatores Médicos: Ansiedade, Depressão, Obesidade, Menopausa, Idade, Gravidez, Disfunções do Sistema Nervoso Central ou Genético.
1.2 Sintomas
Pernas Inquietas:
Característica: uma irresistível vontade de movimentar as pernas que ocorrem principalmente à noite e quando o paciente se encontra em repouso. Tratamento: Pode ser prescrito o uso de medicamentos de acordo com as particularidades de cada paciente.
Sonambulismo:
Característica: sentar na cama e falar durante o sono, caminhar pelo quarto ou pela casa, andar de olhos abertos, ter dificuldade em ser acordado, não lembrar o episódio ao ser acordado, reagir de forma brusca, andar de braços estendidos. Tratamento: varia conforme a gravidade, porém, quando começa na vida adulta é preciso fazer um diagnóstico diferencial com outras patologias neurológica.
Bruxismo:
Característica: ranger ou apertar os dentes inconscientemente, por longos e contínuos períodos. Tratamento: consiste em proteção dentária com placa de acrílico e uso de ansiolíticos ou antidepressivos.
Sonolência Excessiva:
Característica: episódios irresistíveis de sono profundo a qualquer hora do dia. Tratamento: medicamentos estimulantes.
Apnéia do Sono:
Característica: sonolência, dificuldade de concentração, irritabilidade, sintomas de depressão, diminuição da libido, ronco, sudorese. Tratamento: depende da gravidade da doença, ou seja, se a doença for leve, o tratamento é a orientação de medidas de higiene do sono, a perda de peso (em caso de peso excessivo) e a avaliação das vias aéreas superiores (garganta, nariz) pelo especialista. Nas formas da doença, de