Disturbio do sono
Definição:
São um conjunto de distúrbios que interferem na capacidade de adormecer, de continuar dormindo por um periodo de tempo adequado ou de acordar sentindo se revigorado.
Pesquisas mostram que o sono ocorre em estágios ciclícos e que cada etapa desses estágios realiza uma função específica, destinada a manter o corpo sadio. E apontam que o ser humano tem a capacidade de se adaptar a uma diversidade de situações e ambientes, mas não poderia se adaptar à privação de sono. Trata se de um processo vital, e o desequilibrio dos estágios do sono pode acarretar as pessoas distúrbios que variam desde reflexos mais lentos e habilidades cognitivas reduzidas, a uma eficiência precária do sistema imune, depressão, alucinações e psicose.
A necessidade de dormir é determinada, pelo hormônio melatonina, uma secreção da glândula pineal, localizada dentro do cérebro, especificamente no mesencéfalo. Esse hormônio é secretado na ausência do espectro pleno da luz solar. A melatonina contribui para uma sensação de sonolência.
As cinco fases do sono:
- Estágio I: sono leve, a pessoa pode ser acordada facilmente, a movimentação dos olhos é lenta.
- Estágio II: os olhos deixam de se movimentar, as ondas cerebrais se tornam mais lentas, mas apresenta explosões ocasionais de atividade denominadas “fusos do sono”.
- Estágio III: nesse estágio as ondas cerebrais são muito lentas, considerado como “sono profundo”.
- Estágio IV: neste estágio é o periodo pelo qual o corpo secreta os hormônios que tornam possivel um novo crescimento para as crianças e adolescentes e o reparo e a regeneração para os adultos.
- Sono como movimento rápidos dos olhos ou Sono REM(rapid eye movement): respiração superficial e irregular e movimento dos olhos rápido, atividade muscular ausente, frequência cardíaca e pressão arterial em níveis de vigília, esse estágio é onde ocorrem os sonhos.
Tipos de Distúrbios do sono:
A seguir destacaremos apenas quatro dos mais de 70