disturbios alimentares
Objetivo da atividade
Conhecer melhor as diferentes características dos alimentos (grupos de alimentos, fonte de nutrientes, funções etc).
Conhecimentos prévios necessários
Grupos de alimentos, funções dos alimentos (energéticos, construtores, reguladores), entre outros necessários de acordo com as variações para esta atividade.
Procedimento
Essa brincadeira é uma espécie de poema, usando sempre o verbo lembrar, no seguinte esquema:
X que lembra Y
Y que lembra Z
Z que lembra...
O professor escreve uma frase no quadro com um alimento qualquer. Cada aluno irá continuá-la com o que lhe vier em mente. Exemplo:
Pão que lembra...
Possíveis respostas:
Pão que lembra queijo
Queijo que lembra leite
Leite que lembra vaca
Vaca que lembra carne...
Cada aluno lê o seu “lembra-lembra” para a turma. Peça para os alunos criarem pelo menos cinco versos, partindo de um mesmo alimento. Os alunos devem associar os alimentos citados aos grupos de alimentos correspondentes.
Variações do jogo
Citar apenas alimentos: ricos em vitaminas ricos em minerais que devem ser evitados por pessoas obesas que devem ser consumidos por pessoas desnutridas de um mesmo grupo que dão energia ricos em proteína (que dão força) ricos em gordura etc. Jogo da ilha deserta
Objetivo da atividade
Conhecer melhor os alimentos (grupos, funções, fontes de nutrientes, etc.).
Conhecimentos prévios necessários
Saber o que são os alimentos, os grupos em que se dividem, suas funções e características. A pirâmide dos alimentos pode ser usada para introduzir tais conhecimentos.
Procedimento
A turma faz uma roda. O professor pensa em um alimento* e diz a seguinte frase: “eu vou para uma ilha deserta levando...” e completa com o alimento em que pensou. O aluno que estiver ao seu lado fala a mesma frase, completando com um alimento diferente mas que tenha o mesmo sentido do alimento citado pelo professor (mas sem que o professor revele o