disturbio hidroeletrolitico
O potássio é o principal cátion que regula a excitabilidade neuromuscular e a contratilidade muscular, portanto qualquer alteração significativa na concentração extracelular de potássio predispõe para arritmias cardíacas no casos mais graves. O potássio é necessário para a formação do glicogênio, para a síntese protéica e para a correção do desequilíbrio acidobásico. O principal regulador do potássio são os rins.
Hipocalemia caracteriza-se por k 5 mEq/l, esta associada a PCR quando K > 8,5 mEq/l, necessita de tratamento médica se o K > 6,0 mEq/l, mesmo sem alterações no ECG.
As causas da hipercalemia são a ingesta excessiva, diminuição dos níveis de insulina, insuficiência renal, diuréticos poupadores de K e acidose metabólica.
Os sinais e sintomas são fraqueza muscular, oligúria ou anúria, alteração do ECG, confusão mental, parestesia e diminuição dos reflexos.
O tratamento depende da gravidade, mas de um modo geral, deve-se restringir ou suspender a administração de potássio e corrigir os fatores causais é realizada a diálise na IRA.
Distúrbio do Cálcio
O cálcio é o principal cátion bivalente do organismo e encontra-se concentrado predominantemente nos ossos com uma pequena fração no plasma e extracelular. Essa pequena fração desempenha um papel muito importante nos mecanismos de transmissão neuromuscular e na contração da musculatura e outras funções fisiológicas, de modo que alterações de seu metabolismo podem ter consequências clínicas significativas.
Hipocalcemia caracteriza-se por níveis séricos de cálcio < 7 mg/dl, pode ser assintomática, porque o cálcio iônico (fração que participa dos mecanismos neuromusculares) pode estar normal apesar do cálcio total baixo.
As causas da hipocalcemia são pancreatite, hiperfosfatemia, deficiência de vitamina D, hipoparatireoidismo, hiperparatireoidismo, uso de diuréticos, insuficiência renal.
Os sinais e sintomas são parestesia, reflexos hiperativos, espasmos musculares, tetania,