Disturbio da lactação
A amamentação embora seja um processo fisiológico, nos seres humanos, é diretamente influenciada pelos valores sociais, culturais e econômicos das mulheres, bem como por fatores intrínsecos como o estabelecimento do vínculo mãe e filho, do preparo pré-natal para a amamentação, do apoio familiar e marital.
Em termos de preparo para o aleitamento materno, este cabe diretamente aos profissionais de saúde que atendem à mulher na gestação, parto e puerpério, especialmente à enfermagem, que lida diretamente com a cliente e a acompanha desde o início do processo. Em virtude destes fatores influenciadores, o aleitamento pode apresentar problemas, ora precoces (que surgem logo depois de estabelecido o aleitamento) e ora tardios, dificultando muitas vezes a continuidade do aleitamento e até interrompendo-o. Discutiremos a seguir os principais problemas e a assistência adequada para sua correção.
PROBLEMAS PRECOCES DA LACTAÇÃO
Mamilos doloridos e fissuras mamilares: As fissuras mamilares são lesões ou feridas que acometem o mamilo, provocando desconforto e dor ao amamentar.
Segundo estudos realizados em 1996 em Londrina (Thomson apud Rego, 2001) 75% dos casos de fissuras mamilares atendidos naquele período estavam relacionados a má pega. Portanto, a principal causa de mamilos doloridos e fissuras mamilares são o mau posicionamento do bebê e a pega incorreta. Também o uso de bombas é um fator de risco para o surgimento de fissuras. Outra causa possível para as fissuras é a contaminação por Cândida, que pode ser confundida com outras afecções (eczematose) ou passar despercebida, embora freqüentemente tenha um quadro característico (queimação, placas esbranquiçadas e prurido). O tratamento é feito com antifúngico tópico (nistatina ou miconazol). Os fatores de risco para monilíase mamilar são os mesmos da monilíase em geral: Diabetes uso de antibióticos e outros.
Condutas: • Avaliar no RN a presença de anquiloglossia (ou Anciloglossia =