DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE E
DISTRIBUIÇÃO NORMAL DE PROBABILIDADE.
• Distribuição Discreta de probabilidade
Quando aplicamos a Estatística na resolução de problemas administrativos, verificamos que muitos problemas apresentam as mesmas características o que nos permite estabelecer um modelo teórico para determinação da solução de problemas.
A Distribuição de probabilidade discreta lista cada valor possível que a variável pode assumir, onde para cada valor da variável discreta será entre 0 e 1, inclusive a soma de todas as probabilidades também será 1.
A distribuição discreta caracteriza-se em: Binomiais, Geométricas e de Poisson.
Binomiais – são experimentos para quais os resultados de cada tentativa podem ser reduzidos a dois resultados, Sucesso ou Fracasso são chamados de probabilidade Binomial. O experimento é repetido por um número fixo de tentativas, onde cada tentativa é independente das outras. A probabilidade de um sucesso é a mesma para cada tentativa.
Geométricas – com uma variável aleatória uma tentativa é repetida até que o sucesso ocorra. As tentativas repetidas serão independentes uma das outras, e a probabilidade de sucesso p é constante para cada tentativa. A distribuição geométrica apresenta duas parametrizações, uma das funções geométricas conta com o número zero de falhas até que ocorra o primeiro sucesso. Notemos que nessa parametrização podemos incluir o zero como sendo um possível resultado, pois podemos ter sucesso já no primeiro ensaio.
A segunda parametrização da geométrica conta o número de ensaios necessários para se obtiver um sucesso. Assim não é possível se ter o zero, portanto nesta distribuição geométrica o domínio será os números naturais sem o zero.
Poisson – o experimento consiste em calcular o número de vezes x que um evento ocorre em um dado intervalo, onde pode ser de tempo, área ou volume. A probabilidade de o evento acontecer é a mesma para cada intervalo. Veja:
X- ocorrências