Distribuição fisica da natura
A distribuição física compreende-se o transporte de materiais desde o produtor até o consumidor. O transporte dos materiais está dividido em duas funções: suprimento físico, e distribuição física:
Suprimento físico: é o transporte e o armazenamento dos produtos que vêm dos fornecedores para a produção. Dependendo das condições de venda, o custo pode ser pago pelo fornecedor ou pelo cliente, mas, em última instância, ele e repassado pelo cliente. A distribuição física, por outro lado, é o transporte e o armazenamento de produtos acabados desde o final da produção até o cliente. O caminho particular pelo qual os produtos passam – por centros de distribuição, atacadistas e varejistas – é denominado canal de distribuição. (ARNOLD, 1999 p.375).
A distribuição de produtos é uma das principais atividades das empresas, pois define o seu sucesso no processo de atendimento aos seus clientes. Um bom planejamento desta atividade pode criar condições para alcançar a eficiência e a confiabilidade no serviço prestado pela empresa, garantindo a satisfação dos clientes e a redução dos seus custos.
Ela é analisada sobre diferentes perspectivas funcionais. Pelos técnicos de logística por um lado e, por outro, pelo pessoal de marketing e vendas. Para a logística, a distribuição física está relacionada aos processos operacionais e de controle. Já para o pessoal de marketing e de vendas, a cadeia de suprimentos é encarada focalizando os aspectos ligados à comercialização dos produtos e aos serviços a ela associados.
Distribuição Física na Natura
A distribuição física tem custos duas a três vezes maiores que o limite superior da média do suprimento e assim, a atenção dos administradores tem se concentrado nas atividades de maior impacto econômico.
No caso da empresa Natura, cuja estratégia de vendas é a direta, é possível chegar até suas consumidoras de forma personalizada e explorando os principais atributos de seus produtos de modo