Distribuição coca cola
A logística é uma das atividades empresariais mais antigas, entretanto é aquela que apresenta os conceitos gerenciais bem mais modernos. Um processo logístico deve ser gerenciado de forma sistêmica, pela importância na combinação da capacidade de produção com as necessidades e exigências do mercado.
De acordo com a definição do Council of Logistics Management , a logística tem como principal função, implementar, planejar e controlar de maneira eficiente e eficaz o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor. Nessa cadeia formada por uma sucessão de clientes e fornecedores, internos e externos, é de fundamental importância e mais crítico, o último elo, uma vez que tem contato direto com o cliente final. Esse último elo é a distribuição física de produtos acabados (Bowersox e Closs, 1996 ).Quando trata - se de distribuição de produtos acabados em regiões urbanas recebe o nome de distribuição urbana de produtos.
A distribuição urbana de produtos, subsistema da Logística Empresarial, constitui atividade operacional de significativa importância para as empresas, primeiro, por evidenciar as utilidades de tempo e lugar, administrando as diferenças espaciais entre produção e consumo e segundo por ser potencial fonte de obtenção de vantagem competitiva ( Moraes e Lacombe, 2002 ).
2. Conceito
Segundo Ballou (1993), para a maioria das empresas, o transporte é a atividade logística mais importante, pois nenhuma empresa moderna pode operar sem providenciar, de alguma maneira, a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados. O transporte dos produtos acabados para os consumidores é realizado pela distribuição física de produtos.
Distribuir além de ser uma função dinâmica é bastante diversa, variando de produto para produto, de empresa para empresa. Dessa forma, a distribuição precisa