DISSOCIAÇÃO FRACIONADA E CENTRÍFUGAÇÃO
Quando soluções aquosas de dois eletrólitos diferentes são misturados, é frequente a precipitação de um sólido insolúvel.
Para identificá-lo, devemos saber quais são os compostos iônicos solúveis em água e quais são insolúveis. A maioria dos sulfatos são solúveis, exceto SrSO4 (Sulfato de Estrôncio), BaSO4 (Sulfato de Bário) e PbSO4 (Sulfato de Chumbo). As informações sobre solubilidade pode ser resumida por um conjunto de regras de solubilidade. Tais regras nos ajudam a escrever equações iônicas para representar reações de precipitação. Estas equações podem ser usadas da maneira usual para relacionar quantidades de reagentes e produtos.
Quando um sólido precipita da solução, é estabelecido o equilíbrio com seus íons em solução. Há dois princípios de forças que deve ser levada em consideração quando queremos definir solúvel e insolúvel:
A força de atração entre moléculas H2O e os íons do sólido, a qual tende a trazer o solido para solução. O tornando muito solúvel em água.
A força de atração entre íons de cargas opostas, que tende a os manter no estado sólido. O tornando pouco solúvel em água.
O grau de solubilidade depende de um balanço entre essas forças.
Neste relatório também será abordado a centrifugação, que é um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade.
Este processo é ocorrido em um aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, fazendo com que a substância mais densa seja “forçada” a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga.
2. OBJETIVO:
2.1. Objetivo geral:
Separação de solúveis desde que um seja solúvel em determinado solvente e o outro não. A centrifugação do liquido para uma separação final do solvente e solúvel, concluindo a separação do solido desse meio aquoso. 2.2. Objetivo específico:
Obter um sólido especifico, que