dissertação
CONCEITOS DE FISICA BASICA QUE TODO CIRURGIÃO CARDIOVASCULAR DEVE SABER. PARTE I – MECÂNICA DOS FLUÍDOS.
“A atividade profissional que o cirurgião cardiovascular executa é muito mais do que um simples gesto mecanizado de operar um coração doente.” (resumo, pág 1).
Como diz já em inicio, a atividade de um cirurgião não é apenas uma ação mecanizada, por tras há todo um estudo de mecânica de fluidos (física), envolvendo pressão, velocidade, tensão nas paredes das veias/ artérias, etc.
Com estes conhecimentos em física vem a seguinte questão: alguém em sã consciência faria uma cirurgia cardiovascular com um medico que colou a graduação inteira nas matérias de calculo e física? Caem ao chão as opiniões de que medicina não envolvem ciências exatas, pois o corpo humano é uma maquina viva, com sistemas de forças, pressão e energia, e tudo isso é estudado pela mecânica de fluidos.
Todos os cálculos devem ser rotina na vida de um cardiocirurgião, pois ao contrario de um engenheiro que tem tempo para fazer um projeto apresentando todos os cálculos que a qualquer equivoco podem ser refeitos, o cirurgião tem apenas alguns segundo para salvar uma vida e não tendo tempo em “fazer uma pesquisa” sobre o que pode ou não fazer.
“O coração é o único órgão de todas as vísceras que não suportam injurias. Isso é esperado porque quando a principal fonte de força é destruída, nenhuma força adicional pode ser trazida pelos órgãos que dependem dele” (Aristoteles – 384 ac, pág 2).
Sendo o coração a bomba que faz o sangue circular pelo corpo, ele é o principal órgão do corpo humano junto com o cérebro, se por acaso ele sofrer algum problema, mesmo mínimo, vai impactar todos os outros órgãos, pois sem o coração não há circulação e não haverá oxigenação das células, logo, não há vida.
Antigamente, as pessoas se entregavam nas mãos de cirurgiões que não eram tão habilidosos, e tinham a pior maneira de ver seu problema: a morte.
Com estudos mais avançados,