DISSERTAÇÃO
DISSERTAÇÃO
INTRODUÇÃO DO TRABALHO
Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse tema. Dissertar, assim, é emitir opiniões de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor; e isso só acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas, em suma: bem ARGUMENTADAS. A argumentação é o elemento mais importante de uma dissertação.
Embora dissertar seja emitir opiniões, o ideal é que o seu autor coloque no texto seus pontos de vista como se não fossem dele e sim, de outra pessoa, ou seja, de maneira IMPESSOAL, OBJETIVA e sem prolixidade: que a dissertação seja elaborada com VERBOS E PRONOMES EM TERCEIRA PESSOA. O texto impessoal soa como verdade e, como já citado, fazer crer é um dos objetivos de quem disserta.
Na dissertação, as idéias devem ser colocadas de maneira CLARA E COERENTE e organizadas de maneira LÓGICA, além disso, ela é dividida em três partes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMETO e CONCLUSÃO.
INTRODUÇÃO:
Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.
Dica: anuncie claramente o tema sobre o qual você escreverá e as delimitações propostas.
DESENVOLVIMENTO:
Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista.
Dica: argumente, discuta, exponha suas ideias, prove o que você pensa e,para deixar organizado, reserve um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.
CONCLUSÃO:
Retome as ideias expostas