Dissertação sobre a violência
Esse grave problema social- sustentado pelas desigualdades sociais, pela ineficiência das políticas públicas e pelo aumento avassalador do consumo de drogas- atinge toda a sociedade, independente de classe social. Ninguém está isento de ser atingido pelas diversas formas de violência, roubos, sequestros e assassinatos, por exemplo.
Vive-se um momento no qual impera o medo. E cientes de que os governantes não conseguem organizar um estado seguro, as pessoas buscam criar suas próprias fortalezas, com modernos aparatos de segurança ( alarmes, cercas elétricas, câmeras dia e noite). O fato é que o brasileiro tem se trancafiado em suas casas, em condomínios fechados e isolados.
Se no passado milhares de pessoas colocaram em risco a própria vida, para lutarem por um país democrático, onde a população tivesse liberdade de ir e vir, na atualidade, devido aos efeitos da violência, elas têm assistido a esse direito sendo constantemente violado. Dessa forma, o problema em questão não só torna o brasileiro vulnerável como também representa um atentado à democracia.
É mister se promoverem as transformações sociais de que o Brasil necessita para reparar as injustiças e a falta de segurança que acometem o povo brasileiro. Mais do que políticas assistencialistas, é necessário investir em educação e no acesso de todos a uma vida digna.
Portanto, a resposta para a violência não deve ser somente repressora. Não restam dúvidas de que as condutas inaceitáveis devem ser devidamente punidas. Porém, a real solução para a violência que assola a sociedade brasileira está no combate à marginalização social e na atenção aos efeitos do consumo de drogas, seja as lícitas ou as ilícitas. E para isso, o investimento em educação de qualidade, a qual propicia ascensão social e